terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Il Volo, a turnê americana e um filme da Disney: “Estamos vivendo um sonho, mas vamos permanecer humildes”.



Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, o ex-"três tenorezinhos" do programa de TV de Clerici, são as novas estrelas internacionais do pop lírico. Em 25 de agosto, partem de Vancouver, com 55 concertos juntamente com uma orquestra. "Estamos prontos para esmagar o mundo".

LOS ANGELES - Foi definido o produto italiano de exportação mais bem sucedido dos EUA após o macarrão: é Il Volo, o trio de ópera-pop composto pelos jovens Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble. Eles desembarcaram, chamaram a atenção de rádios, fizeram uma bem sucedida turnê nos Estados Unidos e, os registros subiram no alto do ranking. A ascensão no exterior parece imparável. O álbum de estreia foi imediatamente "platina", enquanto o segundo, “We are love”, está subindo nas paradas da Billboard. No ano passado, Barbra Streisand acompanhou-os ao longo da turnê norte-americana, marcando sua volta depois de vinte anos, e fez alguns duetos com eles no palco.

Il Volo tem aparecido na televisão nos populares talk shows (de Jay Leno, em particular), em muitas mostras da rede pública PBS e finalmente pousou bem no American Idol, o X Factor dos EUA. O interesse da indústria do entretenimento para com trio é enorme, e não só pelo discografia: a Disney está planejando um filme sobre a sua (ainda) curta carreira, estrelado por eles mesmos. Os três tenores ostentam uma legião de fãs adolescentes que eles adoram, em concorrência aberta com Justin Bieber.
Os meninos estão na adolescência: Piero, nascido e criado em Naro, na província de Agrigento, é o mais velho, com seus 20 anos. Ignazio, que é de Marsala, tem 19, enquanto Gianluca, de Roseto degli Abruzzi, tem somente 18 anos. Os três tenores, como eles haviam sido batizados por Antonella Clerici, apresentadora do “Ti lascio uma canzone”, um programa de televisão do qual eles deram os primeiros passos, estão prestes a enfrentar uma nova e enorme turnê pelos EUA: 55 datas em pouco mais de três meses nas cidades e as áreas mais importantes dos Estados Unidos, Canadá e América Latina. Começam domingo, 25 de agosto em Vancouver. A partir daí, o que se espera é uma maciça "on the road" (turnê na estrada), com um ônibus equipado pelos EUA, de São Francisco a Los Angeles, a partir de Denver a Chicago e depois para Detroit e Miami, até o grand finale no lendário Radio City Music Hall, em Nova York, que vendeu os ingressos antecipadamente e já estão esgotados. Em seguida, continuam na América Latina, com concertos previstos em todas as capitais. E não termina aí’: em dezembro, eles voltarão diretamente para os EUA para o lançamento de seu novo álbum, Buon Natale”.

Tudo começou em 2009, no “Ti lascio uma canzone”, na TV. Cada um deles exibia-se individualmente. Naquela época, eles tinham 14, 15 e 16 anos, respectivamente. O produtor Roberto Cenci teve a ideia de colocar os garotos para cantarem juntos, no quarto episódio, e essas notas compartilhadas chamaram a atenção de Tony Renis, em Hollywood, e do produtor musical Michele Torpedine na Itália. Dentro de algumas horas, eles assinaram contrato com a Ballandi produções.

Os meninos participaram cantando na música “We Are The World 25 for Haiti”, em fevereiro de 2010, para arrecadar fundos para apoiar as pessoas afetadas pelo terremoto. Em seguida, eles foram convidados para o 60º Festival de Sanremo com seu novo nome, “Il Volo”. Eles assinam um contrato com a Interscope, marca da Universal Music, e gravaram seu primeiro álbum, “Il Volo”, no estúdio em Los Angeles do produtor Humberto Gatica, sob a orientação de Tony Renis. Fazendo um dueto com Diane Warren. Ganhou o Disco de Ouro da “Fimi na Itália”: publicado nos EUA em maio de 2011, Il Volo sobe para a décima posição na Billboard e também vende bem na Europa (na Áustria alcançado o primeiro lugar no geral). O álbum também foi refeito em espanhol, vendeu um milhão de cópias e o trio foi indicado para o Grammy Latino na categoria "Artista Revelação" em 2011. O segundo álbum, We Are Love, uma combinação de clássico italiano e norte-americano, já chegou a meio milhão de cópias vendidas na América do Norte e América Latina.

Nós falamos com os três garotos enquanto eles ainda estão aproveitando os últimos dias de férias com a família e amigos antes da grande turnê que os espera. "Temos um monte de bagagem e músicas! Estamos prontos para destruir o mundo", diz com entusiasmo Piero Barone via Skype da Sicília. "Nós não vemos a hora de partir. Estamos muito felizes, porque a coisa que mais amamos na vida é cantar e não há nada mais belo do que cantar para alguém que você sabe que ama você."

O show é estruturado sobre as canções do novo álbum, alternando com clássicos italianos amados pelo público americano, como “’O Sole Mio”, “Il Mondo” e “Un amore così grande”, e clássicos americanos, como “Smile” e “In the arms of the angel”. Alternando canções executadas por solistas e clássico cantados em trio. "Mas a nossa força é a Itália", disse Piero. "Percebemos que os americanos gostam de nossas vozes, o que para nós é um dom divino, e nossa música tradicional. Mas eles gostam ainda mais de nossa simplicidade, porque somos três caras que cantam por amor a música, que não procuram fazer coisas vestindo jaquetas ou inventar brilhantes coreografias absurdas... ".

A turnê nos EUA tornou-se um ponto obrigatório na carreira de Il Volo. "Mas nós amamos de verdade o público americano de nossos apoiadores, que vão desde crianças a avós octogenários: com a nossa música, abraçamos idealmente, três gerações de fãs", diz Piero. "Ver o sorriso da menina de nove anos e, junto com ela, o de sua avó, para nós é emocionante. Certamente, quando viajamos sentimos falta de nossos amigos e famílias, mas sabemos que estamos indo em um continente onde nos amam tanto, e esta recompensa paga tudo, até mesmo os sacrifícios.”

Piero, o mais velho dos três, por trás dos óculos e da conversa casual, muitas vezes é porta-voz do grupo. Ignazio, que era gordinho no início da história do Il Volo, chegou a uma forma física invejável, através de uma dieta disciplinada e agora fascina os jovens fãs, bem como aos dois parceiros. E Gianluca, o mais jovem, diz: "Foi como encontrar uma outra família com Il Volo: é como se, a cada dia, eu tinha encontrado dois irmãos mais velhos." Sobre a família: em turnê, muitas vezes são acompanhados por seus pais, que se alternam quando a ausência dos meninos é muito longa.

A etapa de Los Angeles da turnê reserva uma surpresa: o ator Paul Sorvino vai se juntar a eles para um dueto. "Nós nos conhecemos durante o Festival de Cinema de Magna Graecia, na Calábria, e com o ator criou-se uma sensação maravilhosa", explica Piero. "Eu realmente gosto de ópera, é um mundo que me fascina, e Sorvino é um grande apreciador de música lírica. É um fã nosso. Cantaremos juntos “’O sole mio”, mesmo porque ele é de Nápoles."

Mas como eles se tornaram tenores? Responde Gianluca, o barítono dos três: "Eu era uma criança, ouvia Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli por causa de meu avô. Então ouvi Frank Sinatra, Eddie Williams, Perry Como, Elvis Presley. Eu treinei bem. Hoje eu adoro também Michael Bublè. Musicalmente estou mudando de voz e estamos nos adaptando à nossa performance. Infelizmente na Itália ainda não reconhecem-nos pelo o que realmente somos. Talvez eles pensem que fazemos músicas com espaguete e bandolim, mas, ao invés disso, desembarcamos na América, com um projeto importante, uma orquestra de mais de 20 itens, muitos dos quais vieram conosco da Itália, e grandes arranjadores. Interpretar o gênero italiano, mas em nosso próprio caminho, às vezes quase irreconhecível. Transformamos as músicas e tornamos nossas. Este é o nosso objetivo, queremos que as pessoas se apaixonem com este gênero musical. Em última análise, é a primeira vez que três crianças cantam pop lírico.”

Crianças sim, mas consciente de suas virtudes. E, consequentemente, ambiciosos. Tanto é que cultivam um sonho comum: "Seria ótimo ganhar um Grammy e ser capaz de viver a vida fazendo o que mais amamos fazer, ou seja, cantar", diz Piero para todos. Estudar, para eles, é importante também: “Barbra Streisand repetia sempre durante a nossa turnê. Agradeçam à Deus pelo talento natural que vocês possuem, e depois continuar a pedalar. E ouçam todas as músicas. Musicalmente, estejam abertos a todos os estímulos. Uma grande cantora como Streisand não poderia nos dar conselho melhor. Pessoalmente, faço minha vocalização todos os dias. Meus amigos sabem disso e estão esperando por mim ... ". Gianluca acrescenta: "Nós ainda somos jovens, temos um longo caminho a percorrer. Mas isso aconteceu conosco, esta grande fortuna, o sonho tornou-se realidade muito rapidamente, e nós fomos forçados a crescer rapidamente, mas nós sabemos como o mundo da música é difícil. Chegamos ao topo muito rápido, mas num piscar de olhos você pode entrar em colapso. Por isso é importante – como nossos pais sempre ensinaram - manter nossos pés no chão, trabalhando duro e permanecer humilde, o que até mesmo Barbra Streisand costumava dizer".
 Créditos:
  • Tradução:

Il Volo Fã Clube Brasil (Oficial)


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, poste seu comentário sobre Il Volo!