quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Matéria do The New York Times : Eles são, como, cantores de ópera impressionante


No último dia do verão três tenores gravavam o programa "Today".
Não, não os Três Tenores. Estes eram meros garotos, baby-faced adolescentes italianos que se autodenominam Il Volo e cantando o molho vermelho favorito "O Sole Mio" na frente de projeções de vitrais. Canalizar uma mistura improvável de Andrea Bocelli e os Jonas Brothers, a aparência capped alguns meses que os trouxe de "American Idol" para a conversa da manhã mostra o episódio final de "Entourage", um circuito cuidadosamente projetado para expô-los às mães e filhas, demografia PBS e MTV, antes de sua primeira turnê norte-americana, que chega no Beacon Theater, em Manhattan nesta segunda-feira.
No estúdio NBC no Rockefeller Center, como o sleepy-eyed Gianluca Ginoble, 16, cantava o verso de abertura, e Piero Barone, 18, e Ignazio Boschetto, que completa 17 anos nesta terça-feira, divulgou a tocar notas altas, Hoda Kotb, uma Today " "co-anfitrião, colocou a mão no seu coração e sorriu melancolicamente atrás das câmeras.
"Estamos Il Volo", Ignazio disse no final com um forte sotaque e um sorriso com covinhas. "Significa 'vôo.' Obrigado por voar conosco."
Após a gravação Ms. Kotb torres sobre os meninos em saltos altíssimos. "Acredite em mim, todo mundo vai vir correndo", disse ela. "Eles vão derrubar a porta."
Arias para adolescentes? Essa é a teoria, o sonho de crossover sendo planejado por alguns dos executivos mais experientes no negócio da música: Jimmy Iovine, que ajudou a transformar Eminem e Lady Gaga em superstars, Ron Fair, que alimentou a carreira de Christina Aguilera e Black Eyed Peas; e Steve Leber, uma lenda de gestão que trabalhou com os Rolling Stones, Aerosmith e AC / DC e tem sair da aposentadoria pop para tentar fazer Il Volo explodir.
O grupo habita a intersecção do padrão italiano pop ea balada de energia em alta, o mesmo lugar doce que levou artistas como Mr. Bocelli Il Divo e ao estrelato. A diferença, claro, é a idade: a deles, e que do seu público potencial. O sucesso de um show como "Glee" introduziu a possibilidade tentadora que gêneros como teatro musical ou, digamos, pop-ópera pode inspirar garotas gritando dispostos a comprar bilhetes para concertos e camisetas, desde que os intérpretes são jovens e adoráveis.
"No começo todos nós pensou que por causa de seu tipo de música, o público seria de 35", disse Tony Renis, o produtor que descobriu Il Volo, em entrevista por telefone de sua casa em Roma. "Mas agora percebemos que eles podem conquistar as crianças. A geração mais jovem de todo o mundo, eles estão acostumados com rap. Eles nunca tiveram a oportunidade de ouvir este tipo de música. Mas agora Il Volo está se espalhando de um novo tipo de sentimento. Eles estão conquistando todas as idades. "
O grupo chamou a atenção de Mr. Renis na primavera de 2009, quando os três rapazes, nenhum deles teve treinamento formal, estavam competindo individualmente em "Ti Lascio Una Canzone", uma versão italiana do "American Idol". Em uma mais-é -mais um astuto produtor epifania sobre o show sugeriu que unir forças, e seu full-throated interpretações de clássicos modernos foram hits.
"Estas crianças estavam cantando 'O Sole Mio', e eu ouvi tão surpreendente, belas vozes que eu não acredito nisso", disse o Sr. Renis. "Eu pensei que era falso. Eles estavam cantando com tais vozes maduras, como os homens de 50 ou 60 anos ".
Mr. Renis jogou o clip para Iovine e Mr. Fair Sr., que assinou o grupo a Geffen Records. Seu álbum de estréia, "Il Volo", uma mistura de músicas em Italiano, Inglês e Espanhol calibrado para o apelo mais amplo possível, foi montado durante o próximo ano e lançado na Itália em novembro.
Conexões com o rótulo de "American Idol" aterrou os cantores um lugar cobiçado no que mostram, em maio. No mês passado, eles tiveram uma participação especial no episódio final de "Entourage", em que sua canção "Un Amore Cosi Grande", jateamento através de uma agência de talentos de Los Angeles, convenceu Ari Gold deixar o emprego e escapar para a Itália. Somas adolescente, filha de Ari até o grupo, assim como ninguém: ". Eles são, como, cantores de ópera, e eles são incríveis"
O "Hoje" stop foi apenas o último de talk-show dos cantores aparências. Eles estavam no "The Tonight Show", "Good Morning America", "The Ellen DeGeneres Show" e "Early Show" da CBS em maio, quando o álbum foi lançado nos Estados Unidos, atrelado ao "Idol" aparência. (Mr. Leber disse que eles estavam discutindo outras possibilidades com a MTV e Nickelodeon, enquanto um especial PBS prevista para março vai continuar a cultivar um público mais velho.)
O álbum estreou na Billboard 100 em 10 º lugar, com vendas que foram respeitáveis, mas dificilmente terra ruptura. As equipes de gerenciamento italiano e americano desentendeu sobre onde, quando e como gastar o tempo dos meninos. Eles devem ficar na América um ano inteiro e jogar clubes smallish? Fazer one-off aparições em todo o mundo? Jogue teatros assento 1.000 ou 3.000?
"Ninguém tinha um plano de jogo real," disse o Sr. Leber, que convenceu a família para trazê-lo e seu filho, Jordan, para ajudar a gerir o grupo como rolou para fora. "Eles precisam tour, tour, tour, tour. As crianças e os pais estavam nervosos sobre ir para a estrada. Mas a coisa mais importante é não desistir deste CD. Morder a bala e ir para a estrada. "
Então, na estrada que eram. Cada um dos meninos foi acompanhado por um dos pais, um sacrifício substancial, uma vez que todos os três deixaram seus empregos para se juntar a seus filhos, e ninguém é rico: o pai Piero é um mecânico de auto-corpo, Gianluca é um motorista de caminhão, e mãe Ignazio é dona de uma pizzaria que sua filha de 25 anos de idade está sendo executado em sua ausência. Nenhum dos três falam Inglês.
Piero cantarolava o "Brindisi" de Verdi "La Traviata", como van do grupo acelerou a Franklin D. Roosevelt em direção à unidade de Dolce & Gabbana boutique na Madison Avenue para comprar um guarda-roupa tour. (. Il Volo partes um publicitário com Madonna, cuja conexão com a grife de moda é mais profunda) Em sua iPad ele rolado através de fotos de lugares do grupo já haviam sido: Cingapura, Nova Zelândia, Sydney, Miami, saltando no tapete vermelho do Festival de Cinema de Veneza. Quando eles chegaram na loja, Barbara Vitali, um dos gerentes dos cantores italianos e uma figura de grande irmã para os meninos, disse à vendedora: "Temos de equilibrar o repertório estão realizando com os adolescentes que são."
Uma série de blazers magro não conseguiu encaixar Ignazio, que perdeu mais de 30 quilos, mas continua a ser grande nos ombros. O comediante de saída para galã tranquila Gianluca e fervoroso líder Piero, Ignazio cantou "Nylon All" ao som de "All Night Long". Gianluca emergiu do camarim em calças apertadas de veludo preto e um blazer preto brilhante. Piero acabou com botas estilo Pollock respingado.
"Eles estão muito, muito diferentes um do outro," Mr. Fair disse. "Gianluca é como um jovem Tony Curtis ou um Mario Lanza, quase um personagem Presley, bonito e escuro e italiano com cabelo fabuloso. E Ignazio, ele é o cara grande, um prazer para todos e uma pessoa do povo, adorável e engraçado. Piero é mais estudiosa, muito séria. "
Três horas e bem no valor de cinco figuras "de roupa mais tarde, o grupo seguiu para o Hotel Casino & Spa Borgata em Atlantic City, local da primeira apresentação da turnê e primeiro concerto do trio cheio de sempre. Os cantores tinham colocado dois dias para a preparação.
Ensaio na manhã seguinte começou bem. Os meninos soou fresca como eles aquecido; o eco de uma das notas mais altas do Ignazio ficou no ar gelado do teatro durante cinco segundos completos. Mas Gianluca perdeu uma entrada - ele tinha, como de costume, foi em seu celular com sua namorada - e as coisas rapidamente se dissolveu em backstage gritando.
O dia seguinte foi o show de abertura, e os meninos ainda não tinha executado uma única música durante todo o tempo. Mr. Leber chegou, distribuindo abraços. "Isso não é música", disse ele. "Este é um acontecimento. Este é um evento. "
E foi. Ele teve um começo difícil. A iluminação careened da escuridão para a claridade. A mistura de som, incluindo a faixa vocal aumentar algumas das harmonias do grupo, foi tenebroso, as projeções de vídeo - uma mistura de slow-motion clipes de filmes italianos e animações - foram distracção. Os meninos pareciam não tem certeza de onde exatamente para estar e como se mover.
Em seguida, eles abriram a boca. A primeira música foi "Il Mondo", um rebocador coração varrendo. Como muitos dos números na cartilha Il Volo, que começou discretamente, com um verso obscuro de Gianluca. Construiu e construiu, até Ignazio, escorrendo prazer em estar no palco, soltou uma nota surpreendentemente plena e madura alta.
Uma menina literalmente gritou com prazer.
Gianluca olhou Piero com alívio em seus olhos. O público deu a ovação de pé ovação depois de atmosferas apesar da estranha e brincadeiras stilted.
A manhã caótica levou os meninos, mas não a sua bagagem, a sua segunda parada, Toronto. Em contraste com o show Borgata - que, como grande parte da turnê, foi organizado pela American Nation monólito de concertos de promoção-Live - a aparência Toronto foi o trabalho de um promotor local, Mimmo Pellegrino. Foi no Roy Thomson Hall, onde a Toronto Symphony Orchestra interpreta e que é cerca de três vezes o tamanho do teatro Borgata.
O show teve Borgata, como o Sr. Leber tinha previsto, a sensação de um evento: esgotados, elétrico. Em Toronto cerca de um quarto das cadeiras ficou vazia. Alguns elementos estranhos cênica foram adicionados, como três enormes máscaras brancas que foram revelados no final para ser cadeiras giratórias. A resposta do público foi calorosa, mas era difícil até mesmo para o mais alto dos arranjos de cordas gravado para preencher o espaço grande. Havia sinais de alerta sobre o fraco dos meninos estilo agressivo vocal, que depende belting brassy notas altas. Ignazio, tão livre e fácil no show Borgata, parecia mais áspero e mais cansado em Toronto, e evitou algumas notas altas inteiramente.
O público em ambos os shows foi na sua maioria idosos, mas havia as sementes do que poderia se tornar um fenômeno boy-band clássica: aquela menina gritando na platéia no Borgata, agudos gritos de "Nós te amamos!" Em Toronto, um high school senior, que pediu para ser seu Piero data para regresso a casa. (Ele disse que sim.) E talvez, apenas talvez, eles vão inspirar os jovens a tentar "real" da ópera, cujo prognóstico a longo prazo continua a ser preocupante. Se Il Volo pode persuadir os adolescentes a perceber e se preocupam com a produção vocal em um clássico - ou pelo menos clássico - estilo, quem sabe?
"Em janeiro teremos vendeu 1,5 milhões de discos ao redor do mundo", previu o Sr. Fair, que chegou ao teatro em Toronto, assim como os meninos estavam saindo do palco. "Todo mundo vai saber quem Il Volo é. Vai ser um ato gigantesca ao vivo. Os ingressos vão vender como louco. E depois uma canção virá junto, como uma canção do Coldplay-tipo, um disco pop que é introspectivo e belo, e todos no final mais pop de coisas vai conhecê-los. "
Mas antes de todo mundo os conhece, apenas algumas pessoas fazem, um grau de fama tão agradável quanto isso é temporário. Houve alguma discussão depois do show Borgata sobre se os meninos devem sair pela porta dos fundos. Eles decidiram, em vez de saudar o público, e como eles entraram no lobby, o que só pode ser chamado de uma multidão seguiu educado, apenas o tamanho certo e apenas a quantidade certa de entusiasmo. Os meninos agradeceu a todos como eles graciosamente deu autógrafos e posou para fotos.
No começo do dia foi Ignazio sound-check no palco com a banda como Steve Leber assistiu a partir dos assentos. Como se na sugestão, Ignazio bateu uma de suas brilhantes notas altas. Mr. Leber sorriu. "Nosso plano de jogo está funcionando", disse ele.
Fonte: The NY Times

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