terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Amazonense de 73 anos coleciona mais de 350 CDs natalinos - Il Volo

A coleção totaliza algo em torno de 7.100 músicas de Natal.
Discos de Justin Bieber e o trio italiano IL Volo fazem parte da coleção.

Tiago Melo Do G1 AM

Coleção começou nos anos 80 (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Coleção começou nos anos 80
(Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Com barba e cabeleira brancas, roupa vermelha e um sorriso no rosto, Edson Paiva, de 73 anos, poeta e ex-radialista amazonense, assemelha-se à famosa figura do bom velhinho, o Papai Noel. Na sala de residência onde mora com a esposa, Paiva recebe a reportagem do G1 para apresentar a coleção de CDs natalinos. Falando em números, a coleção dele tem algo em torno de 7.100 músicas, somando mais de 470 horas de duração, resultando num total de 20 dias de música natalina sem parar.
“Até junho deste ano, quando fiz a última contagem, eram 355 CDs natalinos”, afirmou o aposentado. A coleção começou nos anos 80. “Comecei minha coleção com um Box de quatro CDs da Reader’s Digest – Seleções, chamado ‘A magia do Natal’. Aquilo foi algo mágico mesmo, desde então descobri em mim o prazer de ouvir músicas de natal”.

Para manter a organização dos 355 CDs, Edson possui uma estante separada especialmente para a coleção. A coleção natalina está separada na seção "Favoritas de Natal". A estante reserva espaço para canto gregoriano, infantis, coral, brasileiras, instrumentais, cantores e cantoras. Frank Sinatra é o cantor com mais álbuns na coleção do aposentado. “São mais de quinze só do Sinatra. Incluindo o primeiro de Natal que ele lançou, o ‘The Sinatra family wish you a merry christmas’, de 1968”, completou.
Coleção conta com mais de 350 cds de diferentes artistas e países (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Acervo conta com mais de 350 cds de diferentes
países (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
Ouvinte eclético, Edson Paiva diz não ter problemas quanto a artistas pop da atualidade, como Justin Bieber e o trio italiano IL Volo, recentemente intitulados de “Jonas Brothers da Itália”. “Creio que estes jovens artistas têm muito a acrescentar na música. É sempre bom ouvir novas vozes e estilos. Distanciar-se um pouco do tradicional, mas sem esquecer o passado”, disse Edson Paiva.
A respeito das músicas internacionais, o ex-radialista afirmou ter álbuns natalinos de diversas partes do mundo: China, Alemanha, Paraguai, Uruguai, Argentina e Itália estão entre os países.

“Sabendo do meu gosto por música natalina, meus amigos e parentes trazem-me CDs de presente quando chegam de viagem. Recentemente meu filho trouxe um CD da China e meu cardiologista trouxe um da Alemanha”, contou o poeta.


Sobre seus CDs favoritos, Edson Paiva afirmou que dos recentemente comprados, o que mais lhe emocionou foi da cantora britânica vencedora do programa de calouros, ‘Britain’s got talent’, Susan Boyle. Em uma palavra, ele definiu o álbum ‘The gift’ como “Excelente!”.

Na coleção, os álbuns natalinos infantis estão entre os preferidos, são cerca de 20 CDs infantis com músicas de Natal.

Quando perguntado sobre o que o motiva a manter a coleção, Edson diz não saber. “O porquê de gostar tanto de músicas natalinas continua sendo um pequeno mistério pra mim, mas sei que me sinto em paz quando as ouço. Sei, também, que pretendo continuar com a coleção enquanto Deus permitir”, concluiu Edson.
Justin Bieber e o trio italiano IL Volo estão entre os artistas da coleção (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Justin Bieber e o trio italiano IL Volo estão entre os artistas da coleção (Foto: Tiago Melo/G1 AM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, poste seu comentário sobre Il Volo!